Subgêneros do Terror

Subgêneros da literatura do terror

Sabemos que dentro de todo gênero literário à diversas outras pequenas

Identidades (chamarei assim) que acaba definindo o principal significado abordado pelas obras dos autores.  Os gêneros literários reúnem um conjunto de obras que apresentam características análogas de forma e conteúdo. Essa classificação pode ser feita de acordo com critérios semânticos, sintáticos, fonológicos, formais, contextuais, entre outros. É neste âmbito que eles entram, os subgêneros, então iremos conhecer alguns ligado ao terror

Ameaça sobrenatural:

É a história de terror na qual as regras da existência normal não se aplicam, geralmente mostrando demônios, vampiros, lobisomens e etc.


Assombrações:

Este é o formato clássico centrado na aparição de fantasmas, demônios ou espíritos, a dramaturgo a sempre os explora muito afinal são incontáveis a quantidade de filmes abordando este subgênero.


Contos sinistros: A forma tradicional de terror que apresenta eventos estranhos e inquietantes é um bom exemplo o seriado “Além da imaginação” porém tem muitos exemplos mas um deles que acho interessante é uma série baseada na obra do ilustre escritor de terror Stephen King que teve sua série de livros transformada em uma série, se você ainda não conhece corre porque vocês vão gostar, a série recebeu o nome “Haven” e a coleção de livros adaptados foram “The Colorado Kid” ou na tradução brasileira “O menino do Colorado” em outras tradições o “O homem do Colorado” em fim vamos adiante.


Criança em perigo: Este envolve a abdução ou perseguição de uma criança, vejamos neste caso eu citarei o filme “A mama” onde o espírito perturbado de uma “mãe” persegue duas irmãs, confiram o filme e digam o que acha.


Crianças assustadoras: São história em que crianças sob influência de forças sombrias voltam-se contra os adultos, é assustador porém também são muitos os filmes que abordam este tema.


Fabulista : Aderiva das antigas fábulas, com objeto, animais ou forças da natureza antropomorfizados para apresentar uma lição moral, este também não é muito popular, mas poço indicar “Fada do dente” este filme desconstruio tudo em que eu acreditava sobre contos, e histórias contadas para a alegria das crianças, a fada do dente não é uma fada, é não te trás presentes, e tudo é explicado neste conto aterrorizante.


Fantasia sombria: O terror com elementos sobrenaturais e de fantasia.


Gosmento: O estilo que abusa do sangue é abundante, que jorra de forma abundante, é nojento, eu sei, mas tenho certeza que muitos de vocês já assistiram “O pânico” ele tem muitas franquias e gostam de abusar das cenas fortes, ou até mesmo “O bosque” ou “O albergue” em fim também são infinitos.


Gótico: Aproveita-se do cenário da Idade Média, recheado de imagens de decadência e ruína e episódios de aprisionamento e perseguição, olhai descrevendo “Drácula”.


Histórico: As histórias de terror situadas em um período específico e reconhecido da História. BOM neste caso o filme que muitos já assistiram, “A múmia”.


Jovem adulto: Este terror é focado no mercado juvenil, normalmente com heróis da mesma idade ou um pouco mais velhos do que o leitor.

E tem mais tá achando que é só isso não, e vale lembrar que na literatura os subgêneros estão interligados ou seja, em muitas obras 3 ou mais elementos do subgêneros podem aparecer, ou fazer parte do seu livro como um todo, a mistura desses fragmentos é a parte que o torna diferente e interessante, além da criatividade do autor.Agora no próximo pôster vamos ver o terror na Teledramaturgia, é quando o seu livros da vida a um filme, séries, é quando as palavras finalmente entram em ação, no mundo virtual e visual.

Deixe um comentário