Você sabe o que é TOC?

—Senhor Santos, o que a senhorita Melissa tem não é apenas crises de ansiedade, é uma doença chamada Transtorno Obsessivo Compulsivo, ou seja, ela tem TOC.
—Nossa doutor eu nunca tinha reparado que essas manias que ela tem poderia ser algo tão sério. —Derek enfatiza.
—É uma doença muito séria, senhor Santos. Obsessões são pensamentos, impulsos e imagens recorrentes e persistentes, que são vivenciados como intrusivos e indesejados. Compulsões são comportamentos repetitivos ou atos mentais em que um indivíduo se sente compelido a executar em resposta a uma obsessão, ou de acordo com regras que devem ser aplicadas rigidamente. Existem Sinais e sintomas que podem ser identificados no comportamento da pessoa que desenvolve essa síndrome. Pessoas com Transtorno Obsessivo Compulsivo podem ter sintomas de obsessões, compulsões ou ambos. Esses sintomas podem interferir em todos os aspectos da vida como trabalho, escola e relacionamentos pessoais, me admira muito essa jovem ainda ter uma vida social “Normal”. —O médico da ênfase na palavra “normal” concluindo sua explicação.
Melissa deixa o banheiro com uma calça jeans azul e uma blusa branca de mangas leves, calçando uma sapatilha melissa cor de vinho, seu cabelo ainda se mostra rebelde, com os fios tentando segurar um coque. Ela dá uma olhada de relance para Derek ao lado médico ainda com os dedos escondidos nos bolsos, e o médico ainda com a prancheta nas mãos.
—Onde está a ficha? —Ela fala se dirigindo ao homem de jaleco branco.
—Irei providenciar. —Ele dá as costas para o casal e sai porta a fora do quarto.
—Na sua ficha não diz nada sobre isso

No Brasil, cerca de uma pessoa a cada 50 sofre de transtorno obsessivo compulsivo e em torno de 30% dos que têm se recusam a passar pelo tratamento. O TOC é definido por uma série de obsessões e manias que a pessoa apresenta na rotina. Veja quais são os principais sinais e sintomas do transtorno obsessivo compulsivo e tire suas dúvidas.

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO

O que são obsessões e compulsões? 

Obsessões – são ideias, pensamentos e impulsos que surgem de maneira repetitiva. Geralmente, eles vêm acompanhados de um sentimento de medo e culpa por serem inapropriados aos momentos. Alguns dos tipos mais comuns de obsessões são:

  • Limpeza e higiene;
  • Simetria com os objetos; 
  • Autoimagem;
  • Sexuais; 
  • Acumulação. 

Compulsões – são as manifestações físicas das obsessões, gerando comportamentos ou rituais. Exemplos de compulsões comuns são:

  • Lavar as mãos várias vezes;
  • Repetição de rituais ao andar na rua, como evitar pisar em rachaduras; 
  • Checar muitas vezes se uma porta está trancada. 

Quem sofre de transtorno obsessivo compulsivo sabe que os comportamentos são anormais? 

Geralmente, pessoas com TOC estão cientes de que os comportamentos não são normais ou adequados. Por saberem do problema, entre 70 e 80% das pessoas com transtorno obsessivo compulsivo também sofrem de depressão. Elas têm medo do julgamento dos outros e por isso escondem os sintomas, evitando até mesmo buscar ajuda médica. 

Qual a diferença entre os sintomas do TOC e uma mania? 

As manias, muitas vezes, são rituais repetitivos movidos por superstição. Quando estas manias se tornam muito constantes ou se deixar de fazê-las gera algum sintoma físico e/ou psicológico, então elas são resultado do transtorno obsessivo compulsivo. 

Quais são as causas dos transtornos obsessivos compulsivos? 

O TOC pode estar associados com fatores biológicos, envolvendo questões genéticas e neuroquímicas do cérebro, e psicológicos, como problemas para lidar com inseguranças e ansiedades. 

Como são tratados os sintomas do TOC? 

Após o diagnóstico do transtorno obsessivo compulsivo realizado pelo médico, a pessoa pode passar por dois tipos de tratamentos para os sintomas do TOC. São eles: 

Medicamentos – eles atuam no controle da serotonina do cérebro, hormônio responsável pela sensação de satisfação e prazer. 

Terapia comportamental – é um programa que se adapta as necessidades da pessoa, focando principalmente nos sintomas do TOC do que nas possíveis causas. O objetivo é mudar o comportamento, evitando a sensação de insegurança e medo ao se livrar dos rituais e manias. 

Como posso ajudar uma pessoa com transtorno obsessivo compulsivo? 

No Livro Disponível na Amazon O Inferno de Melissa, aborda a vida de uma mulher independente com problemas de transtorno obsessivo compulsivo, e mostra o quanto a vida pode virar um inferno se a doença não for tratada, além de abordar as obsessões sexuais da mesma, e as desventuras dessa turma da empresa E.C.S. baixem o e-book gratuitamente pelo Kindle unlimited. Clique no Botão Abaixo e conheça o livro O Inferno de Melissa.

REFERÊNCIAS

  • Não culpe a pessoa pelo que ela está passando; 
  • Incentive a pessoa com TOC buscar ajuda médica;
  • Acostume-se com os rituais realizados por conta do transtorno;
  • Ajude a pessoa a sentir-se menos culpada com os sintomas do TOC.

MAIN NAVIGATION

MISCELLANEOUS

 Copyright© 2008-2019 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. (PP-PFE-BRA-1844) As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro. Todas as decisões relacionadas a tratamento devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características individuais de cada paciente. Em caso de dúvidas, fale conosco por meio do Fale Pfizer – DDG 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira das 8h às 18h). Para obter informações sobre a Pfizer EUA, clique aqui.Consentimento

Deixe um comentário